segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Vida internáutica

Existem coisas na vida de nós, adolescentes que a gente mesmo não consegue entender. É engraçado pensar, por exemplo, na vida “internáutica” do adolescente. Tem coisas que se eu pudesse, excluiria totalmente da rede. Podia ter uma opção bloquear ou excluir em todos os sites, ou então um detector de links inúteis. Quem sabe uma empresa de consultoria pra sites adolescentes? Uma idéia boa essa. Ainda por cima gera emprego e diminui o número de desocupados desse país.


Mas da mesma forma que existem coisas que se eu pudesse, excluiria da internet, existem outras que fariam um sucesso tremendo no mundo real.

Vou dar exemplos das duas situações.

Exemplo 1: Orkut.
http://www.orkut.com/

O Orkut é uma verdadeira lambança. Vamos combinar que não existem pessoas mais criativas do que essas que trabalham na Google. Todo santo dia aparece uma novidade. Pra alguns, isso seria até considerado uma característica maravilhosa, afinal, nada melhor que pessoas com idéias inovadoras. Mas melhor mesmo seria se essas idéias inovadoras tivessem alguma utilidade. Eles se preocupam tanto em criar coisas novas que se esquecem de solucionar os problemas banais, mas que atormentam a vida de qualquer um.

Outro dia, entro eu no Orkut – detalhe, minha pagina inicial é ela – e vejo mais uma “grande novidade no Orkut”. Um jeito novo de colocar suas fotos. Olha que coisa bacana. Se funcionasse seria muito bacana. Eles sabem tanto que aquele link é inútil que deixaram escrito ao lado: Não está dando certo? Utilize a versão clássica.Vê se mereço uma coisa dessas.

Outra coisa inútil no Orkut. Eles te dão a hora da ultima vez que você entrou no site. Ah, mas que coisa interessante. É aí que eu me dou conta que minha burrice é explícita, afinal eles acham que eu não sei nem olhar as horas. Ia ser muito mais proveitoso se eles mostrassem aos nossos amigos esse horário. Assim eles saberiam se a gente já leu ou não os recados enviados, e poderiam, com essa conclusão, mandar um scrap com a resposta ou com uma mensagem desaforada, perguntando por que você não o respondeu!

Outro detalhe. Eles nos mostram nossas próprias atualizações. Mas olha só que redundância gente. Se as atualizações são minhas, fui eu que fiz... Se eu que fiz, eu sei quais são. Fala sério.

Tem uma que é constrangedora. Com essa mania de inventar moda, o Orkut criou um monte de aplicativos. Jogos, emotions que mostram seu humor (pra quê isso?), uma nuvem rotativa 3D de palavras no seu perfil que criam uma a descrição de sua personalidade (tenha paciência – não basta o “quem sou eu”?), e pra mim, o pior de todos: O jogo do vô num vô. Gente, pra que um jogo mais constrangedor que esse? Tudo bem que só participa quem quer, mas mesmo assim. Isso é a mesma coisa que dar veneno a um suicida. Tem pessoas que não tem noção do ridículo num é verdade? Aí, encontram um aplicativo assim, e se vêem na obrigação de pagar mais um mico na vida. Como diz um sábio por aí, o ser humano não pode ver nada que pode dar errado que quer tentar fazer. A pessoa sabe que vai ser zuada, e se inscreve na porcaria. Perdeu a oportunidade de ficar quieta.

Outra conclusão que eu tirei do Orkut é que, apesar da criatividade latente, falta uma habilidade primária na matemática. A soma. A cada F5 que você aperta o número de amigos e comunidades que você tem muda, sem você ao menos clicar nessas benditas opções. É realmente muito intrigante.

Outra coisa: esses malditos cadeados a opção de poder apagar os scraps. Gente, gente... Vamos combinar que o Orkut é um site de relacionamentos. RELACIONAMENTOS é a palavra. Se você não quer se relacionar, não quer que vejam seus recados, que olhem suas fotos, por favor, manda um e-mail. Só você tem a senha, só você pode ver. Olha que prático. EXCLUA o Orkut e seja feliz.

Mas não... Parece que é o prazer de deixar as pessoas curiosas. E o pior de tudo é que as pessoas que trancam seus álbuns, ainda colocam uma foto totalmente ilegível no perfil, de óculos escuros, um chapéu na cabeça, parecendo fugitivo da polícia, que não quer ser identificado. Assim não dá. Se for pra ter Orkut, tenha sabendo da conseqüência: falta de privacidade. Agora, o que acontece? Você vai na pagina de uma pessoa e vê a fofoca mais interessante do ano. Quando vai na outra página saber a conclusão do assunto: SURPRESA! O infeliz apagou!

Mas é claro que, como tudo na vida, existe a parte boa desse site tão popular entre os adolescentes.

A primeira delas é a facilidade na comunicação.

Saber se o trabalho de história está pronto, se a prova é realmente amanhã e se o cara ou a menina que você está a fim está ou não solteiro (a), se tornou muito mais fácil. Basta entrar no www.orkut.com que todas as dúvidas se esclarecem.

Se eu pudesse, teria na memória um aplicativo igual ao do Orkut para as datas de aniversário, afinal ô coisa constrangedora é esquecer o dia de dar parabéns ao melhor amigo ein?

O Orkut é também um tapa no ego, afinal lá você tem fãs, sem nem precisar ser um contratado da Rede Globo. Você pode falar de suas músicas e livros preferidos (apesar de que na maioria das vezes ninguém lê essa parte), pode medir sua popularidade pelos visitantes recentes e pelo numero de pessoas que te fuçaram durante a semana e o melhor, pode saber dos acontecimentos recentes na vida de até mil pessoas por perfil.

Outra coisa que é interessante no Orkut é que ele se tornou prova de amor. Antigamente, quando um cara queria provar pra sua pretendente que estava realmente apaixonado comprava uma aliança ou fazia declarações públicas de amor. Hoje, pra provar seu amor, basta colocar o status namorando no site que está tudo resolvido. Aiai, essas modernidades.

10 comentários:

  1. Ameii!! Principalmente a parte dos aplicativos, realamente é incrível como tem pessoas q naum se enxergam e colocam uma coisa daquela...rsrsr
    Agora a parte da privacidade não posso comentar...tranco tudo só pra deixar a curiosidade dos outros aguçada, mas odeio quando quero fuçar o alheio e tá tudo bloqueado..rsrs.
    Mas parabéns!! Ficou excelente!!!

    ResponderExcluir
  2. ô sua chata, deixa eu apagar meus recados! shauishiaushai

    ResponderExcluir
  3. acho que a senhorita devia largar o futuro curso de Direito na UMFG pra virar escritora! ri demais com o texto, as verdades foram ditas!

    ResponderExcluir
  4. adoreeeei isaa. mto a cara mesmo do orkut. HAHA. ficou o maximoo. Parabééns.

    ResponderExcluir
  5. Isaa, que fiiiino.
    Gostei muuuito.
    Tá deemais esse blog.
    Você tá mandando bem nos argumentos,
    vai ser uma excelente advogada.=)
    hahahaha'
    SUCESSO.!

    ResponderExcluir
  6. eh Isa...sempre soube do seu talento pra escrever,mas não sabia que era tanto :D
    Gostei muitoo, vc explicou tdos os pontos criticos e favoraveis desse nosso vício...rss
    o orkut num vale nda mas agente gosta neh fazer o q?!
    Mto bom!

    ResponderExcluir
  7. pra variar vc escrevendo mal ne isadora.. aiai
    e eu so comentei por uma certa parte que diz que nao tem nada mais constrangedor que esquecer o dia do aniversario do amigo.. hahahha, so por isso nao vou colocar meu nome apesar de vc ficar sabendo quem é.
    sobre o texto, apesar de ter umas coisas que discordo, fica a cada dia mais claro o seu talento com as palavras...
    ah, sinto sua falta! beijos, anonimo.. ehehehhe

    ResponderExcluir
  8. muito booom isa, sucesso pra vc!!!! continue postandooo! :D

    quanto o trem da privacidade (bloqueio de fotos, etc) acho q é mesmo questão de segurança na rede e tal...apesar de q a curiosidade quase mata! hahaha

    ResponderExcluir
  9. Desperdício essa menina fazendo Direito... ia ser uma cronista de jornal muito fera! Opa, pera aí, você tem blog... e não precisa de diploma pra ser jornalista. Então, Dóia, sinto informar que o Direito vai ter que esperar. rs. Muito bom o texto. Acrescentando uma coisinha: quanto mais a mulher for gata, maior a probabilidade do albúm estar trancado pra os desconhecidos...

    ResponderExcluir